quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O SAMBA EM PESSOA


Nascido no subúrbio do Estácio, Olivério Ferreira, aos 12 anos começou a sair na Escola de Samba Unidos de Rocha Miranda e a compor seus primeiros sambas. Em 1935 entrou para o G. R. E. S. da Portela, tornando-se conhecido como improvisador, numa época em que os sambas eram compostos por um estribilho fixo seguido de quadras improvisadas. Acompanhou Paulo da Portela quando este foi para a Lira do Amor. Em 1939 entrou para a G. R. E. S. Estação Primeira de Mangueira, depois de passar num teste como improvisador. Inicialmente, foi terceiro diretor de harmonia e, três anos depois, ingressou na ala de compositores. Era quem puxava o samba-enredo na avenida passando o posto para Jamelão em 1951, quando ocupou o lugar de cartola na direção de harmonia da escola. Guarda de segurança aposentado, gravou para a Copacabana o LP Rei do opartido-alto(seu apelido artistico) em 1972, com sambas cantados posteriormente por Martinho da Vila e Clara Nunes. Em 1975, época em que cantava regularmente nos shows do Teatro Opinião, lançou o LP velho batuqueiro, pela Tapecar, incluindo entre outras Carolina, meu bem(de sua autoria), Piso na barra da saia( com Rubem Gerardi), O namoro de Mária(com Aniceto) e No tempo dos mil-réis(com Sidnei da Conceição). Em dezmbro de 1995, participou do show de comemoração do Dia Nacional do Samba, na Prainha do Leme, no Rio de Janeiro, ao lado de Monarco, Walter Alfaiate e outros.
Infelizmente, na noite da última quarta-feira, o Mestre nos deixou, e em nós deixará além de uma saudade eterna, uma dúvida: O QUE SERÁ DO PARTIDO-ALTO AGORA?


SALVE O ETERNO REI DO PARTIDO-ALTO
...


16/01/1923 à 07/01/2009.

Aqui uma das muitas brasas do mestre

CORAÇÃO EM FESTA

Um comentário:

PROJETO RESGATE-RS disse...

... SE ESTOU ERRADO ME PERDOA, EU SOU O SAMBA EM PESSOA, VOCÊ JÁ PENSOU, QUANDO A VELHICE CHEGAR E EU NÃO PODE MAIS CANTAR...

Salve o último partideiro de verdade!!!!


FERNANDINHO