quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ao invés de dizer que meu samba é sambinha, arranje uma matéria para o seu trabalho....

A vida é mesmo engraçada, não é mesmo caros amigos?! Quando eu achava que estávamos livres de quaisquer atos sensacionalistas, eis que eu me deparo com algumas pessoas e alguns assuntos que me fizeram criar coragem para escrever aqui. Certa leva de gente, e não são poucas, continuam se INTROMETENDO e se OFENDENDO com a tal chamada evolução(ou seria revolução?!) que acontece com o samba. Essa leva de gente não consegue entender que o samba esta acima de qualquer discussão. Que ele é muito maior, e ao mesmo tempo muito mais verdadeiro do que quaisquer fatos emotivos influenciados por certas matrizes.

Bem queridos amigos, falar bonito e ficar no “bla, bla, bla” não faz parte do meu perfil. Seria como ver o Fernandinho com uma latinha de refrigerante na mão, dizendo que de agora em diante, devemos fazer um abaixo a qualquer tipo de álcool que há no mundo, o que o Mario pensaria disso? Eu fora. Pois bem o que quero dizer é que comparações idiotas e um tanto burras no meu ponto de vista, estão sendo feitas, são tantas, as bobagens que se escuta por ai afora que chega a dar medo; Coisas do tipo: Candeia foi bom, mas não chega aos pés do John Lenon. O cara criou o hino da paz e foi um dos fundadores da maior banda de rock que já existiu. Sim, e daí? Comparações e afirmações como essas, não passam de puro preconceito, e ao mesmo tempo um ato de burrice de certos
“MESTRES DA GLOBALIZAÇAO”... os que realmente cuidam para que o Brasil evolua e não caia em uma enorme desgraça e volte a ter uma ditadura. Já imaginaram? O que aconteceria com o “saudoso” Marcos Valério?(mensalaaaaoooo) . Cartola era bom, mas dentro de suas limitações. Michael Jackson deslizou no palco e foi o maior vendedor de discos. São gênios. Minha nossa! Não haverá seres nesse mundo, iguais á eles. Então quer dizer que o Candeia não teve sua suma importância para a musica brasileira? Candeia foi gênio. Noel rosa que faleceu há mais de 50 anos foi gênio, assim como John Lenon, Michael Jackson e Bob Marley... também gênios, ambos dentro daquilo que criaram. Paulinho da viola ou Elton Medeiros são gênios porque venderam mais de bilhões de discos? Ou por que ganharam inúmeros prêmios da musica? assim como o Chuck Barry, que não foi gênio porque não fundou a Quilombo para lutar contra a descaracterização nas escolas de samba? ou por que não compôs um samba enredo para a Portela com apenas 20 anos de idade? Ou vocês vão me dizer que o Maradona foi gênio por ter feito um gol de mão, e em seguida ter driblado meio time inglês? O Pelé fez mais de 1000 gols, ganho 3 copas do mundo, e não foi necessário fazer gol de mão. São esses tipos de comparações que tem que acabar, gênio é gênio, em qualquer lugar, assim como bebum é bebum em qualquer boteco.

FALSOS REVOLUCIONARIOS
peço-lhes: Deixem o samba e a musica evoluir naturalmente! Respeitamos mitos e tradições, deixem o samba ser cantado pelo seu povo nas ruas e nos botequins mais sujos. Como disse Candeia: ARTISTAS PLASTICOS, DEPARTAMENTOS CULTURAIS, GRAVADORAS, PRODUTORES MUSICAIS:NÃO NOS INCOMODEM POR FAVOR.


Abraço!

Thiago Nascimento.


5 comentários:

Marcelo disse...

Primeiramente,
parabéns Thiago, fundamentalmente, pela vossa visibilidade que ultrapassa meras deliberações mesquinhas, tendo por foco, discução, esta, invencivel e que, de minha ótica, apresenta-se como inútil e integralmente desnecessária. Esta tal "evolução", que é famigerada bobagem para aqueles de forte espirito, entretanto, que nos vêm impingindo comparações, ridiculas, como estas. Vislumbrar as mesmas, por si só, geram-me repulsa, imagine, então, quando as mesmas abrangem discussões tais como "Talvez Candeia não seja reconhecido porque não fez tanto sucesso como(pasmem amigos, pasmes) Belo (???)". Por favor, por quanto mais tempo, restaremos a sujeição de atos vilipendiosos como estes. Não façam-me rir a toa em face a tais sandices e desde já, sugestiono o que segue:

"Pessoas de carência, a cerca de sua identidade pessoal e que, apresentam-se por incapazes de projetar respeito a espaço distinto ao próprio (isto se, de fato, há próprio, pois de minha ótica, assemelham-se mais a ovelhinhas seguindo um pastor, lógico que este, mutável, como bem deseja, todo bom perseguidor de "novas tendências" (¬¬))que, recolham-se as pessoais insignificâncias e não mais, entendam-se por superiores, pois toda a coletividade se assemelha, alguns apenas, mostram-se mais lúcidos que outros, como, inteligentemente o Thiago o fez."

ACIMA - Samba e suas peculiaridades;
ABAIXO - Comparações egocêntricas e desrespeitosas.

Abraço

Marcelo - Projeto Resgate

fernandinho disse...

Uhuuu

Anônimo disse...

To...

Gustavo da Cuica

Gustavo disse...

e assino embaixo

Anônimo disse...

Preocupar-se com isso é perda de tempo. Sigam adiante com o trabalho, que essas comparações míopes ficarão pelo caminho.

Axé!

Duda
Brasilidades